quarta-feira, maio 09, 2007

O Sócio Majoritário

Recebi do melhor programador Java do mundo, Bruno Goyanna, um email discriminando tudo que o consumidor paga quando pára em um posto para abastecer o carro com gasolina.

Essas informações não surpreendem ninguém, mas vale a pena dar uma olhada para manter na memória quem é que manda nas nossas vidas ou nos nossos bolsos.


Composição do preço da gasolina em reais:

Gasolina ("A") 800ml (pura, vendida pela Petrobrás) = R$ 0,80

Álcool Anidro 200 ml (20% misturado à gasolina) = R$ 0,24

TOTAL = R$ 1,04 por Litro


Agora vem a parte onde nosso amigo mete a mão.

CIDE - PIS/COFINS (Imposto Federal) = R$ 0,44

ICMS (Imposto Estadual) = R$ 0,64

TOTAL DE IMPOSTOS (104% do Preço Bruto) = R$ 1,08


TOTAL DO PREÇO DA GASOLINA VENDIDO PELA PETROBRAS + IMPOSTOS = R$ 2,12


Para chegar ao consumidor ainda existem outros custos.

LUCRO DA DISTRIBUIDORA (Média por Litro) = R$ 0,08

FRETE (Média por Litro) = R$ 0,02

LUCRO DO POSTO (Média por Litro) = R$ 0,25


FINALIZANDO:

VALOR NA BOMBA COM IMPOSTOS = R$ 2,47

VALOR NA BOMBA SEM IMPOSTOS = R$ 1,39


Portanto, se você consome 200 litros de gasolina por mês, o bolo fica dividido assim:


DONO DO CARRO (otário 01 – o maior - Você, no caso.) GASTA: R$ 494,00

DONO DO POSTO (otário 02) GANHA: R$ 50,00

DONO DO CAMINHÃO (otário 03) GANHA: R$ 4,00

PETROBRÁS (gente que rala...) GANHA: R$ 16,00

GOVERNO (nem um pouco otário...) GANHA: R$ 216,00

O governo reclama da alta do preço do petróleo e quando o preço nas bombas começa a prejudicar os índices de inflação, ele logo trata de autorizar uma mistura maior de álcool na gasolina. O nosso carro que se f**a. Por que será que ao invés disso ele não diminui os impostos?

2 comentários:

  1. O problema é que nós exportamos óleo pesado e importamos óleo leve e isso tem um impacto na balança comercial.

    Associe isso ao fato de que se o preço da gasolina baixar demais outros países vão importar a gasolina barata do Brasil, isso vai demandar que importemos mais petróleo, o que vai, no final das contas, manter o preço da gasolina no mesmo patamar de agora.

    O que o artigo omite é a qualidade da gasolina. Enquanto o padrão Europeu é de até 150ppm de enxofre, a nossa gasolina contém muito além de 1000ppm. Isso é inaceitável.

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  2. Nao pode esquecer o imposto sobre lucro a ser pago pelo posto, o motorisa (transportador) e petrobras.

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