O Sócio Majoritário
Recebi do melhor programador Java do mundo, Bruno Goyanna, um email discriminando tudo que o consumidor paga quando pára em um posto para abastecer o carro com gasolina.
Essas informações não surpreendem ninguém, mas vale a pena dar uma olhada para manter na memória quem é que manda nas nossas vidas ou nos nossos bolsos.
Composição do preço da gasolina em reais:
Gasolina ("A") 800ml (pura, vendida pela Petrobrás) = R$ 0,80
Álcool Anidro 200 ml (20% misturado à gasolina) = R$ 0,24
TOTAL = R$ 1,04 por Litro
Agora vem a parte onde nosso amigo mete a mão.
CIDE - PIS/COFINS (Imposto Federal) = R$ 0,44
ICMS (Imposto Estadual) = R$ 0,64
TOTAL DE IMPOSTOS (104% do Preço Bruto) = R$ 1,08
TOTAL DO PREÇO DA GASOLINA VENDIDO PELA PETROBRAS + IMPOSTOS = R$ 2,12
Para chegar ao consumidor ainda existem outros custos.
LUCRO DA DISTRIBUIDORA (Média por Litro) = R$ 0,08
FRETE (Média por Litro) = R$ 0,02
LUCRO DO POSTO (Média por Litro) = R$ 0,25
FINALIZANDO:
VALOR NA BOMBA COM IMPOSTOS = R$ 2,47
VALOR NA BOMBA SEM IMPOSTOS = R$ 1,39
Portanto, se você consome 200 litros de gasolina por mês, o bolo fica dividido assim:
DONO DO CARRO (otário 01 – o maior - Você, no caso.) GASTA: R$ 494,00
DONO DO POSTO (otário 02) GANHA: R$ 50,00
DONO DO CAMINHÃO (otário 03) GANHA: R$ 4,00
PETROBRÁS (gente que rala...) GANHA: R$ 16,00
GOVERNO (nem um pouco otário...) GANHA: R$ 216,00
O governo reclama da alta do preço do petróleo e quando o preço nas bombas começa a prejudicar os índices de inflação, ele logo trata de autorizar uma mistura maior de álcool na gasolina. O nosso carro que se f**a. Por que será que ao invés disso ele não diminui os impostos?
O problema é que nós exportamos óleo pesado e importamos óleo leve e isso tem um impacto na balança comercial.
ResponderExcluirAssocie isso ao fato de que se o preço da gasolina baixar demais outros países vão importar a gasolina barata do Brasil, isso vai demandar que importemos mais petróleo, o que vai, no final das contas, manter o preço da gasolina no mesmo patamar de agora.
O que o artigo omite é a qualidade da gasolina. Enquanto o padrão Europeu é de até 150ppm de enxofre, a nossa gasolina contém muito além de 1000ppm. Isso é inaceitável.
Nao pode esquecer o imposto sobre lucro a ser pago pelo posto, o motorisa (transportador) e petrobras.
ResponderExcluir