sexta-feira, maio 04, 2007

Cidades Mais Limpas do Mundo

A revista Forbes publicou mês passado uma lista que indica as 25 cidades mais limpas do mundo. E como não é surpresa pra ninguém, nenhuma cidade brasileira está nessa lista, alias somente 2 cidades estão abaixo da linha do equador e ambas são cidades da Nova Zelândia.

Para entrar na lista, os pesquisadores analisaram o sistema de transporte público, o que se faz com o lixo gerado, programas de reciclagem etc.

E o mais interessante é que o tamanho das cidades parece não influenciar na sua limpeza. Toronto é a maior cidade do Canadá e no entanto aparece em 21o lugar. E por falar em Canadá, 5 cidades (inclusive a número 1) estão localizadas naquele país.

Veja a matéria e todas as 25 cidades em um slideshow.

4 comentários:

  1. Não sei por que não entrou nenhuma cidade brasileira, nossas ruas são tão limpas, nossos sistemas de esgoto, tratamento de água, reciclagem de lixo, trasporte.. tudo, tão, tão limpo.... hahahahahah. Até nosso "vizinho" que falamos tão mal, Argentina, em Buenos Aires, por exemplo, me pareceu tudo MUITO mais limpo que nossa bela cidade maravilhosa, muito mais organizado... única coisa suja por lá é realmente o Pablito, Maradona :D!

    ResponderExcluir
  2. E além da limpeza, eu me senti muito mais seguro andando pelas ruas de Buenos Aires do que andando pelas ruas do Rio de Janeiro ou São Paulo.

    Mas isso não quer dizer que devemos parar de falar mau deles. Afinal eles são Argentinos.

    ResponderExcluir
  3. Como assim?? O Rio de Janeiro não está na lista??? Acho que a equipe de campo nem conseguiu chegar aqui por causa do apagão aéreo, porque se tivessem analisado Cesar Maia City, com certeza estaríamos nas Top 10.

    Vejamos, "Producing energy for industry, homes and transportation has to be planned and executed reasonably, and this means some form of regulation and control."

    Nós produzimos energia de uma maneira altamente planejada e regulada, nunca tivemos apagão...

    "To be clean means organizing what is done with waste. Landfills are being closed or filled up. Recycling is the only long-range answer, but this takes civic discipline, a system and preferably a system that turns a profit."

    Nossa coleta de lixo é altamente seletiva, sempre passam inspetores selecionando o lixo reciclável do não reciclável em todas as latas de lixo da cidade. Ah! e esse cargo é comissionado, ou seja, gera lucro.

    "In addition a city has to look closely at its transportation infrastructure (roads, rail, air, subways) and their impact upon being clean or going dirty or staying dirty. The logistics infrastructure is also critical in terms of efficiency that can translate into money and fuel savings that in turn affect cleanliness (air quality, water quality and ground quality)."

    Nosso sistema de transporte público é eficientíssimo, temos vans e kombis para qualquer lugar da cidade, quase nenhum engarrafamento e um metrô com mais estações que o de Paris ou Londres. Sem contar com o Biodiesel que nossos deputados já regulamentaram...

    E tudo isso sem contar com a nossa população educadíssima, que respeita todas as regras de trânsito, só estaciona em locais permitidos e principalmente não joga lixo na rua, na praia ou nos rios.

    ResponderExcluir
  4. Baseado em fatos reais: Qdo eu cheguei no Rio, fiquei assustada não somente com a sujeira nas ruas, mas tb com as pichações e o vandalismo. Essa foi a primeira imagem que tive do Rio, e imagino que seja de todos que passam pela Rodoviária (lamentável). A sensação que tive, é que toda cidade seria assim (em algumas regiões não deixa de ser né...) foi assutador, ter essa primeira imagem da "cidade maravilhosa", minha sensação era entrar no ônibus e voltar pra Colatina! Imaginem voltar pra Colatina, tem que ser muito assustador...rsrsrs
    Vcs não ficam com uma vontade louca de sumir desse país??? Não se acham superiores culturamente a isso??? Não sentem vontade de dar um cascudo no infeliz que joga a ponta do cigarro no chão, ou a garrafinha de água pela janela do ônibus??? Eu fico!!!
    Mas o pior, é que acontecem certas coisas nessas cidades, além dessas (principalmente relacionadas ao comportamente humano) que continua a me despertar esse desejo de voltar pra "roça"....hehehehe

    ResponderExcluir