quarta-feira, novembro 26, 2008

Estado de Calamidade no Vale do Itajaí

Abaixo segue o depoimente da Letícia que é moradora de Brusque:


Olá! Passei para dar meu testemunho de como têm sido as chuvas de Santa Catarina, afinal somos manchete internacional. Eu moro em Brusque e sábado a situação era bem triste aqui. Saí de um bairro para o outro para voltar para casa e via árvores, barranco e fios de energia caindo.


Foi de cortar o coração ver uma senhora levando uma criança pela mão e abandonando a casa onde estavam. A menina chorava de guarda-chuva na mão. Não tinhamos mais luz nem telefone. A água estava prestes a acabar. As pessoas ligavam pras rádios procurando notícias dos parentes. É... cidade pequena... todo mundo se conhece... Mas dá tanta raiva ver nessa hora um monte de gente curiosa pelo meio da rua só criando mais tumulto.


No dia seguinte as rádios pediam voluntários para as escolas e igrejas. Saímos para ajudar e doar coisas. Perguntamos o que eles estavam precisando... “carne!”. Carne??? Mas é um restaurante ou um abrigo? Bom... Continuam os curiosos pelo meio da rua olhando a água do rio subir! Por que não vão ajudar alguém?! Tanta gente precisando de água, comida, toalha, roupa... carne (rs).... E esses inúteis passeando de guarda-chuva. Em vários lugares falta água e tem uns cidadãos lavando calçadas e carros... o que passa na cabeça dessas pessoas?! Pode ser que não sejam egoístas, mas completamente ignorantes...


Ontem fomos eu e minha mãe a um município vizinho, onde temos uma escola de idiomas, e a estrada era de dar medo. A gente só pensava que o barrando podia cair na nossa cabeça à qualquer momento. Um hora depois soubemos que a estrada por onde passamos tinha virado uma cratera. Não tinhamos mais como voltar para a casa. O único hotel desse município não podia receber mais ninguém porque estavam sem água. Paramos no bombeiro para pedir informação sobre as estradas, mas eles parecem mais desinformados que a gente.


Dormimos no sofá da escola e esperamos a água do rio baixar para passar por outra estrada, dar a volta pela BR-101 e voltar para casa. A visão de Itajaí, da BR-101, era triste demais... só se via os telhados das casas. Tudo, tudo, tudo de baixo da água. Imagina quanto tempo essas pessoas trabalharam para juntar dinheiro e poder comprar coisas para suas casas (casas simples) e perdem tudo.


Quem tem parente e amigos em área de risco, estão recebendo as pessoas em suas casas. O pai do meu namorado mora no segundo andar de uma casa em Itajaí e hospedou os funcionários da empresa dele que perderam as casas. Agora não podem sair de casa por causa da altura da água. Não podem ir no mercado comprar comida. A maioria dos mercados estão fechados ou sendo saqueados pela população. O que só aumenta o problema.


Uma neném de dias conseguiu ser salva depois que o barranco derrubou a casa porque o travesseiro ficou no rosto e ela pôde continuar respirando.


Estamos todos de olho na previsão do tempo e rezando. Parece que o pior já passou, mas a previsão é de mais chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário