quarta-feira, janeiro 09, 2008

Proibindo o garupa em Motos

Recentemente o Governador Sérgio Cabral "deixou vazar" para a imprensa que estava considerando adotar uma medida que foi utilizada na Colômbia para a redução da criminalidade: proibir a circulação de motos com 2 passageiros, transformado-as em veículos para 1 pessoa.



A justificativa, claro, é que isso seria feito visando a segurança da população: as estatísticas mostram que a maioria absoluta dos crimes cometidos em motos envolvem a ação do carona. Portanto, retirando-se esses "atores" do cenário de violência da cidade, o crime seria afetado. Isso é fato.

Também é fato que as estatísticas mostram que a maioria dos criminosos é da raça negra. Infelizmente, números não mentem. Portanto, se além de probir motos com garupa, o governador propusesse leis que restrinjam a circulação de pessoas de cor, presenciaríamos uma redução acentuada dos crimes na cidade.

E já que a números também mostram que a maior parte dos crimes ocorre no período da noite, não podemos descartar a possibilidade de um toque de recolher no Rio de Janeiro, que com certeza traria mais tranquilidade para os homens e mulheres de bem dessa cidade.

Agora, imaginem que paraíso: livres da potencial ameaça de motociclistas com garupa, negros, ou do véu da noite para esconder os marginais... Um mundo perfeito, sem dúvidas. A não ser, é claro, que você seja motociclista, negro ou goste de sair à noite.

Você pode não ser incluir em nenhuma dessas situações (fictícias hoje e igualmente absurdas para mim), e achar que medidas como essas (que, não se engane, diminuiriam SIM a criminalidade na cidade) não lhe incomodariam tanto assim e portanto poderiam ser adotadas pelo governo.

Mas o engraçado sobre a restrição da liberdade individual é que ela é como uma bola de neve: ela vai aumentar, e uma hora ou outra, vai alcançar você, poupando alguns poucos mais próximos ao poder. E quando menos espera, você só pode ir aonde e fazer o que determinam que é bom. Isso tudo, claro, pensando apenas na sua proteção e bem estar...

Então, se você quer ser livre, esteja sempre preparado(a) para defender a liberdade de outros. Mesmo que, a primeira vista, pareça que você não tem nada a ver com essa história.

6 comentários:

  1. Eu adicionaria uma proibição total e irrestrita da circulação de carros, uma vez que os "Bondes do terror" em 100% dos casos usam carros, isso sem falar nas falsas blitzes e na maior parte dos assaltos a bancos onde esses veículos do mal são empregados.

    Aproveitaria e proibiria de uma vez por todas o uso de armas, principalmente as de uso exclusivo das forças armadas, a todos aqueles que não tem autorização de utilizá-las... mas, peraí...

    ResponderExcluir
  2. Se eu fosse governador, eu fecharia todas as agências bancarias da cidade, assim não teriamos mais assaltos à bancos.

    ResponderExcluir
  3. Gente, como assim?
    Resolvemos de forma simples: Flamengo X qq timezinho aí, maraca lotaaaaado, bomba capaz de matar todos de uma única vez, joga terra em cima!
    Pronto, problema resolvido!

    ResponderExcluir
  4. Bem dito pelo anônimo de cima, uma pena que ele não teve coragem de dar nome ao timezinho e escrever Flamengo x Vasco. :)

    ResponderExcluir
  5. Grande post, Salvador! É essa a hipocrisia misturada com ignorância que transforma tudo em merda no Brasil - tratam-se dos sintomas como se estivessem tratando da doença e a massa sempre embarca na história.

    Os poucos que se deram ao trabalho de tratar da doença e não tratam aneurisma com neosaldina são execrados.

    Uma pena.

    ResponderExcluir
  6. Salva, meu querido, a situação desta cidade está preta... rsrsrsrs

    ResponderExcluir