sábado, março 29, 2008

O Carioca tem orgulho do Rio de Janeiro

Mais uma vez, antes de voltar para casa resolvo dar uma olhadinha nas notícias locais e me deparo com uma pesquisa publicada no O Globo que diz que 73% da populaçao carioca tem orgulho de viver na cidade.

Uma dos itens interessantes apondatos pela pesquisa é de que "pelos menos três fatores influenciam quem sente orgulho de morar no Rio: natureza, diversidade da cidade em relação às raças e às classes, e mobilidade da população, que, mesmo vivendo em áreas afastadas, freqüenta praias na Barra, na Zona Sul e trabalha no Centro". A questao da natureza é legal, mas será que 73% da populaçao tem um contato bom com a natureza? Diversidade da cidade ou desigualdade social explícita nas ruas? Mobilidade da populaçao (???), quer dizer que gastar horas dentro de um ônibus e/ou metrô é sinal de qualidade de vida? Meu Deus!

Bom, na minha opiniao isso só mostra o que eu já temia, a populaçao do Rio de Janeiro está se acostumando com os seus problemas e começam a achar que tudo é normal. E também prova a minha teoria de que o ignorante é mais feliz.

Sabe quem deve está rindo a toa com essa pesquisa? Os políticos. Vamos dar pao e circo.

Viva o panelaço em Buenos Aires.

sexta-feira, março 14, 2008

Problemas Com a Imigração

Lendo algumas opiniões e artigos (entre eles o da Deborah no BlueBus) sobre o problema dos brasileiros com a imigração espanhola, senti a necessidade de expressar a minha.

O problema com os brasileiros na Espanha é a maneira como foram tratados. De acordo com entrevistas dadas por eles ao voltarem ao Brasil, disseram ter ficado trancados em salas pequenas sem água e comida por horas. Por mais que o brasileiro não tenha cumprido as exigências de entrada na UE, não deveria ser tratado com desrespeito.

Clicando aqui você verá um caso (com vídeo) de um espanhol barrado em Fortaleza-CE. Ele não tinha reserva em nenhuma hospedagem e não tinha dinheiro suficiente para ficar os 90 dias que ele pediu pra ficar ao agente da PF. Mais uma vez na minha opinião, se ele não tem a grana pra 90 dias, com certeza ele terá que arruma-la de alguma forma ilegal, já que ele não pode trabalhar no Brasil. Progredindo na minha especulação, ele só pediu 90 dias porque esse é o limite para ficar sem precisar de visto, portanto, as chances dele ficar no país além dos 90 dias é alta. Como disse o chefe da PF no aeroporto, não é esse tipo de turista que queremos.

Ahh, e nenhum desses estrangeiros barrados no Brasil foram trancados em salas e ficaram sem comer, o espanhol em questão voltou para a Europa 1 hora depois (segundo reportagens da Globo).

quinta-feira, março 13, 2008

Experiência Mínima de 6 Meses

Entrou em vigor a proibição da exigência de experiência superior a seis meses na contratação pela Consolidação das Leis do Trabalho — inserida no regime da CLT por meio da Lei 11.644/08.

Eu fico me perguntando, o que leva uma pessoa a gastar seu tempo para escrever uma lei de M. dessa? O que leva uma outra pessoa ou pessoas a aprovar essa lei?

Será que não é claro para esses criadores de lei que quem faz a lei é o mercado? Todas as empresas irão usar outra desculpa para não contratar pessoas com pouco experiência. Isso só faz com que as empresas tenham que inventar motivos para mascararem a verdade e caso sejam punidas por isso, os empreendedores podem desistir de contratar ou mudar a empresa para um país que seja mais livre, ai sim não haverá emprego para quem não tem experiência nem para quem tem.

O que garante a vaga em um emprego é a competência e não uma lei.