quinta-feira, dezembro 29, 2005

RSS - Really Simple Syndication

Como muitas pessoas vinham me perguntando o que é um RSS feed, tentarei explicar de forma simples o suficiente para que até meus pais e tios possam entender.

Bem, o RSS, como o próprio nome já diz, é algo muito simples, o nome pode a princípio assustar mas trata-se nada mais nada menos que um arquivo de texto comum ( para os menos leigos, um arquivo XML) que descreve informações. Essas informações podem ser de um jornal, de um site de notícias ou de um blog como esse.

Mas para que serve e para que foi criado?

A maior utilização de um RSS é na descrição de sites de notícias, são os chamados RSS feed, servem para que quando uma nova reportagem seja publicada, todos os seus leitores sejam avisados da atualização, assim a notícia passa a ir até o leitor e não o leitor até a notícia.

Esses leitores são chamados de assinantes do site, para isso é preciso ter um programa que possa ler esses RSS feeds periodicamente e os avise das atualizações nos sites selecionados. Existem muitos programas leitores de RSS disponíveis, como exemplo posso citar o Thunderbird da Mozilla (http://www.mozilla.com/thunderbird/), o navegador FireFox (http://www.mozilla.com/firefox/) também da Mozilla e o My Yahoo! (http://www.yahoo.com/), esse último sendo uma ferramenta online que facilita os usuários que trabalham em mais de um computador.

Como saber se um site possui RSS feed?

Os sites possuem várias formas de identificar seus feeds, muitos colocam uma figura como esta , que o levará ao arquivo xml propriamente dito, aí é só copiar o endereço que aparece no navegador e colocar no seu programa leitor de RSS, no caso desse blog o endereço seria http://valorizado.blogspot.com/atom.xml, agora sempre que esse site for atualizado você saberá dos novidades.

Uma grande novidade que veio a se popularizar mais no ano de 2005 com a ajuda dos RSS feeds, é o podcast que explicarei em uma nova oportunidade.

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Bug do Cérebro II

Bom para você que achou 1 ou 2 letras F na última postagem, só posso dizer que o seu cérebro é realmente bugado.

Na verdade temos 6 letras F, pois o cérebro humano não consegue processar a palavra "OF". Loucura, não?
Quem conta todos os 6 F na primeira vez é um gênio.

Bug do Cérebro

Como dizem por aí, ano novo, vida nova. Por isso vou começar a escrever neste blog que irá mostrar notícias e idéias interessantes que se espalham pelo mundo e muitas vezes não vemos passar pela quantidade de informações que temos que processar em nosso limitado cérebro.

Essa é velha mas falando em cérebro, tente contar quantas letras F você pode encontrar no texto abaixo. Na próxima postagem digo qual é a resposta certa, só não vale dizer que não viu nenhum.

  FINISHED FILES ARE THE RE- 
SULT OF YEARS OF SCIENTIF-
IC STUDY COMBINED WITH THE
EXPERIENCE OF YEARS